Escada de Jacó
Andei pesquisando pela internet, algo legal para fazer com meu gerador de alta tensão baseado em uma bobina de um globo de plasma, e achei na internet algo relacionado a Escada de Jacó, fui ver o que era e vi um modelo legal do que eu poderia fazer, e com a seguinte descrição:
"(...) Segundo a lenda bíblica, Jacó teria feito uma escada de raios para subir aos céus. “ Achei interessante o efeito dela, visto por uma foto, e resolvi montar um. Na foto havia duas varas de arame, entortadas de um jeito que a distancia delas aumentasse conforme iria subindo. Como meu gerador não é forte os suficiente para causar faiscas de 2 a 4cm, resolvi montar em outro lugar. Dentro de uma lâmpada. Achei uma lâmpada queimada aqui em casa, era perfeita para o uso, as duas “varas” internas dela, aumentavam a distancia conforme subiam.
Segundo a física, em ambientes de baixa pressão, a energia flui mais facilmente do que em ambientes de pressão normais. Seguindo isso, os arcos voltaicos de alta tensão, aumentam de tamanho dentro de uma lâmpada (que tem uma pressão muito mais baixa do que a pressão atmosférica terrestre.
Então, montei em uma caixa e liguei a lâmpada no gerador. Porém as faiscas subiam e ficavam paradas no topo. Querendo passar das varas. Parei um tempo para pensar como resolver esse problema, e por que estava ocorrendo. Descobri então, que a energia não poderia ser constante no arco, pois se não, ela se manteria na ponta (onde o gás está quente). Pensei varias horas em uma solução e nada. Até que sem querer, esbarrei na lâmpada fazendo com que seu conector inferior ficasse alguns milímetros longe da saída do gerador. Na hora, os raios começaram a subir e descer. Fiz então umas mudanças na base para que o conector da lâmpada ficasse 3mm longe da saída do gerador. E consegui fazer algo permanente, que ficasse subindo e descendo.
Como funciona:
O gás inerte dentro da lâmpada, é aquecido pelo arco voltaico, o que faz com ele ele fique menos denso e suba, o arco o segue, pois quando mais aquecido o gás estiver, maior é a capacidade da energia fluir dentro da lâmpada. Conforme o arco vai subindo, a voltagem do arco externo (no conector da lâmpada), diminui. Quando o arco alcança seu pico máximo dentro da lâmpada, o arco externo some. Assim que o arco externo some, a energia da lâmpada é cortada. Sumindo com o raio interno também. Porém quando toda energia é cortada, um novo arco se forma externamente na lâmpada, e com isso internamente também, completando o ciclo.
(Explicação Mediante de Aprovação de um professor de física)
Videos:
Fotos:
Esta obra de EnergyLabs Brasil, foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.
Permissões adicionais ao âmbito desta licença podem estar disponíveis em http://www.energylabs.com.br.