Driver de Alta Potência para Flyback

 

Esses dias eu estava mexendo nas coisas aqui no laboratório, e achei um resistor de fio de 0,33Ohms 10W. Resolvi então criar um novo driver para flyback com mosfet, pois se ligado direto no mosfet, o mesmo aquece de mais. Então refiz o esquema, e tive uma grande surpresa, que logo que eu liguei o driver, a saída do flyback estava suprindo cerca de 10mA em 25kV! Resolvi então que esse novo driver deveria vir para a EnergyLabs.

Abaixo está o esquema:

Esquema do driver de alta potência para flyback.

Bom, há alguns detalhe a se atentar no esquema:


=> O oscilador gera de 9kHz até alguns mHz, porém o flyback só responde até algumas centenas de kHz. Ligue no mínimo para ver se está tudo funcionando. Caso esteja, vá aumentando até ver o ponto em que a saída dele é mais alta, pode se fazer isso com uma lampada fluorescente ligada na saída dele (cada lado da lampada ligada a um pólo do flyback), veja onde ela terá o maior brilho.

=> A parte baixa (Oscilador) precisa ser alimentada com 12V, já a Parte Alta com 35 a 60V.

=> Na parte alta, não é recomendada o uso do IRF540 (apesar de eu ter usado), pois ele super-aquece de mais com a potencia do circuito em 60V. Só pode ser usado caso a voltagem aplicada na parte alta seja até 24V e ele precisa estar com um bom dissipador de calor. Para voltagem maiores que 24V é recomendado o uso do IRFP260 (até 80V).

=> O Diodo de Alta tensão e o Capacitor de Alta tensão, são embutidos na maioria dos flybacks. O diodo está logo na saída do flyback, retificando a saída dele. O capacitor geralmente tem um dos pólos ligados internamente a saída do diodo e o outro sendo ligado pelos pinos de baixo. É fácil descobrir qual o pino do capacitor, se você liga-lo e olhar para baixo do flyback, você verá um pino faiscando para o outro. Um é o pólo negativo da saída do flyback, outro é o pólo negativo do capacitor. O ideal se você quiser o capacitor ligado, é juntar todos os pinos de baixo e usa-lo como negativo para o flyback.

=> O primário do flyback é 6 voltas de fio 22 aproximadamente, enroladas sobre o núcleo do flyback (parte externa).


Nesse circuito, se atente pela voltagem de saída dele, muito cuidado pois a saída contem correntes altas, e se o capacitor estiver ligado, pode levar a morte.


Boas experiências!

 

 

EnergyLabs Brasil

Licença Creative Commons
Esta obra de EnergyLabs Brasil, foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.
Permissões adicionais ao âmbito desta licença podem estar disponíveis em http://www.energylabs.com.br.


Comente este conteúdo!





Você está em: Conteúdo => Driver de Alta Potência para Flyback - Translate this page to English