Gerador de Plasma 2
Insatisfeito com o resultado do meu outro gerador, fui pesquisar na internet varias maneiras de se montar um gerador de plasma, fui adaptando, montando testando e cheguei em um esquema muito bom. Vou explicar aqui e mostra-lo.
O Funcionamento do gerador é bem simples, e bem simples de montar também, o difícil é arranjar as peças para monta-lo. O mais complicado é o tubo de vidro selado a vácuo.
Peças Necessárias:
1 Inversor de alta tensão (ou um que gere mais do que 10kV ou um que tenha pelo menos 5kV sobre 5mA, inversores com flyback servem)
1 Tubo de vidro selado a vácuo ou com gás inerte (Pode ser usado tubo de uma lâmpada horizontal sem filamento)
1 Capacitor de alta tensão ou um banco de capacitores de alta tensão de pelo menos 1nF
1 Garrafa de Leyden com pelo menos 30mL.
1 metro de cabo de alta tensão (45kV)
1 Resistor para a carga, podendo ser de 30-50Ohms (de fio) ou 50K (Carvão).
Montagem:
A montagem é simples, mas requer paciência. Vamos lá, começando vamos enrolar L1, que serve para retornos no gerador e carregar o capacitor C2. Use o cabo de alta tensão mesmo para enrolar, Reparem que ele não fica na posição, então de um jeito para deixa-lo, eu enrolei e o inseri dentro de um tubo. Deixe ela bem firme e enrolada, basta umas 8 voltas do fio (sobre um diâmetro de aprox. 1cm) Depois disso, você vai precisar ligar.
Abaixo o esquema:
O C1, é a garrafa de Leyden, precisa ter pelo menos 30mL. Pode ser montada com tubos de remédio encapados com papel alumínio por fora e um fio descendo por dentro bem no meio.
O C2 é o banco de capacitores ou o capacitor de alta tensão, aqui usei 7 capacitores de 7,2nF @1600V ligados em série, totalizando mais ou menos um capacitor de 1nF @ 11kV.
A fonte de alta tensão é um transformador para Neon de 5kV@30mA.
Depois de tudo montado é só testar, cuidado pois as cargas dos capacitores são fatais, o tubo vácuo esquentará muito, por isso de preferencia para vidros resistentes.
Esta obra de EnergyLabs Brasil, foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.
Permissões adicionais ao âmbito desta licença podem estar disponíveis em http://www.energylabs.com.br.
Bom experimento!
Video:
Fotos:
Esta obra de EnergyLabs Brasil, foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.
Permissões adicionais ao âmbito desta licença podem estar disponíveis em http://www.energylabs.com.br.