Oscilador com PLL
Terminei agora pouco (23:43 do dia 3 de novembro), o meu oscilador com PLL, para ser usado na bobina de tesla de estado sólido.
O circuito é simples de se montar, porém é preciso estar montando estrategicamente na placa.
Algumas notas:
Pinos: 16 VCC (Até +12V no CD4046 e até +5 no 74HCT4046) e 8 VSS (Ground)
Definição de frequência de trabalho:
C1 e R1/R2 definem a frequência de trabalho, de preferencia trocar o C1 para mudar a frequência.
No circuito atual, ele oscila na faixa de 250kHz.
Entrada de Áudio:
A entrada de áudio pode ter no máximo +-2V (Total 4V), e para maior estabilidade (inclusive quando não se usa a entrada) é necessário um resistor de 10K em paralelo com a entrada.
Ajuste de Fase:
Esse Trimpot ajusta o nível da fase e um leve toque na frequência de trabalho.
Antena:
A antena é para o ajuste automático da frequência de saída do PLL, ela é quem cria o PLL (Phase-Locked-Loop), os diodos 1N4148 são para reduzir a voltagem na entrada do PLL, juntamente com o capacitor C5.
Chaves:
Alteram a forma da onda de saída. Após o circuito estar funcionando, faça o teste para ver se melhora o desempenho da bobina de tesla.
Saída:
A saída básica do PLL é uma onda triangular, na frequência definida por C1, R1/R2 modulada pela entrada de áudio. Resistor de 10Ohms para evitar cargas no PLL.
Vista do osciloscópio a onda de saída:
Reparem que a onda é meio deformada, mas isso não é problema pois dentro do driver (TC44XX) há um Schmmit Trigger, que corrige o formato da onda.
Feito por: Lucas Teske
Energy Labs Brasil
Esta obra de EnergyLabs Brasil, foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.
Permissões adicionais ao âmbito desta licença podem estar disponíveis em http://www.energylabs.com.br.