Pistão Magnético
Sempre gostei dos Steam Engines (Motor a vapor), mas nunca tentei construir um, pensei em montar um pistão Magnético, então fui correr atrás disso.
O circuito foi feito por min mesmo, por isso a marca da EnergyLabs ali confira o circuito e logo depois como fazer.
O circuito até o par de resistores (R3 e R4) é o gerador de pulsos. A velocidade pode ser controlada pelo Trimpot de 100K. O Buffer 4050 é para reforçar o sinal na entrada do transistor de potência.
O Pistão é uma bobina enrolada na mão, usei fio AWG28, o numero de voltas não precisa ser preciso, de bastante voltas, faça um teste ligando a bobina direto no 12V, ela não pode esquentar rápido de mais.
O Eixo interno do pistão precisa ser necessariamente um ímã de Neomídio (Ou vários grudados formando um cilindro), preso a um parafuso que será a ponta. Coloque também algo para limitar o curso do pistão, para evitar que ele saia fora.
Uma outra parte do ajuste pode ser feita com capacitor C1, que é quem define a freqüência dos pulsos.
O Capacitor C2 é para evitar ruídos na fonte de alimentação e possíveis picos de potência.
Após terminado é só ligar e ajustar a velocidade inicial, que precisa ser baixa. Repare que em freqüências muito altas o pistão vai só vibrar, isso é devido a potência e a perda do transistor pois ele não tem filtros. Mesmo assim dependendo da freqüência, não será possível que ele se mecha em um curso grande e rápido.
Boas experiências!
Video:
Esta obra de EnergyLabs Brasil, foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.
Permissões adicionais ao âmbito desta licença podem estar disponíveis em http://www.energylabs.com.br.