Ressonância 1

por: Lucas Teske

 

        Comecei este documento, pois após descobrir o real motivo da tensão no capacitor subir tanto, vi que a maioria das pessoas não sabia desse fato e nem por que queimavam tanto os capacitores nas Bobinas de Tesla.

        Estarei explicando aqui o fenômeno da tensão no capacitor quando está em ressonância.

 

        Bom para começar aqui está o primeiro circuito que usarei para testes:

Circuit1

        Usei um resistor R1 de 10mΩ Ohms  para simular a resistencia dos fios que ligam o gerador no tanque LC. Também marquei no Spice para que o Indutor L1 e o Capacitor C1 tivessem a ESR (Equivalent Series Resistance) em 10, totalizando 30 de resistencia no circuito.

        Para um indutor de 50μH e um capacitor de 50nF calculamos a frequência de ressonância do circuito com esta fórmula:

Formula Ressonância

        Calculando a frequência chegamos em algo em torno de 100kHz, então configurei a fonte de sinal para 100kHz 10V. E assim já posso configurar o tempo de simulação do Spice para 100ms.

        Tudo configurado vamos simular e ver qual a saida que conseguimos:

Onda 1

        Uau! Quase 15kV de pico! Com uma entrada de apenas 10V. Agora por que? Bom parece complicado mas não é.

        Segundo o princípio da ressonância, quando um capacitor e um indutor estão em ressônancia, as suas reatâncias (resistencias para determinada frequência) se anulam, logo 0Ω de resistencia reativa. Porém ainda há a resistencia dos fios e a resistencia interna do capacitor e indutor. Que no começo definimos que seria 10mΩ para cada um, totalizando 30mΩ no circuito. Ok, agora usando a lei de Ohm: U = R * I ou seja, Tensão = Resistência * Corrente, conseguimos achar a corrente que fluirá no circuito, considerando as reatância em 0Ω devido a ressonância, temos apenas 30mΩ de resistência no circuito. Fazemos então:

10 = 30 * 10-3 * I

1 = 3 * 10-3 * I

103 = 3 * I

I = 1000 / 3

I 333A

        Ok, temos aproximadamente 333A fluindo pelo circuito. É muita corrente mas, o que isso influencia? Bom, na teoria da ressonância, diz que as reatancias se anulam, porém não que deixam de existir. Então como a tensão que eu medi é entre o terra e o capacitor, vamos calcular a sua reatância para 100kHz usando a fórmula abaixo:

XC = 1 / (2 * pi * f * C)

 

        Calculando a reatância chegamos a 31Ω aproximadamente. Apesar de ser reatância, ela também segue a lei de ohm. Logo calculemos a tensão no capacitor:

U = R * I

U = 31 * 333

U = 10323V

        Alta a tensão não? É isso mesmo, e a tensão no indutor vai ser isso dai só que negativo (pois elas se anulam fora do LC). Agora você deve ter reparado que na forma de onda deu quase 15.000V e nos calculos só deu 10323V. Por que isso? É simples, nós calculamos a corrente com a tensão de 10V, esses 10V são RMS da senoide, a tensão eficaz. A tensão que chegamos então é também a eficaz no capacitor, se quisermos calcular a tensão de pico no capacitor basta multiplicarmos por √2 que é aproximadamente 1.414. Se fizermos isso chegamos a 14596V, está ai tensão que chegamos no grafico simulado.

        Abaixo vai algumas outras simulações, caso queira ter certeza dessa influência basta calcular como fiz acima:

Circuito 2

Circuit2Onda 2


Circuito 3

Circuit3

Wave3

Circuito 4

Circuit4

Wave4

 

Documento por Lucas Teske

http://www.energylabs.com.br


Licença Creative Commons
Esta obra de EnergyLabs Brasil, foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.
Permissões adicionais ao âmbito desta licença podem estar disponíveis em http://www.energylabs.com.br.


Comente este conteúdo!





Você está em: Documento => - Translate this page to English